Durante o final de semana, comecei a pensar em que tipo de conselhos eu, no meu estado atual, daria para mim mesmo, se tivesse começando. Então me peguei formulando um breve guia para os iniciantes ( Só umas dicas para ajudar no caminho, nada de mais…)

Minha ideia não é ser mais do mesmo do que a gente vê por aí na internet, então esses seriam os meus conselhos a quem esteja no início da jornada para se tornar um Trader.

https://www.meme4fun.com/images/6325d9ae-c741-47e8-b194-e48ab5109e85.jpg

Para começar: Esqueça o futuro

É difícil, eu sei. E por várias razões que eu já postei aqui no blog.

Nós como seres humanos, temos uma necessidade de querer saber o futuro. O problema piora quando nos preocupamos em excesso com ele e ficamos ansiosos demais por esses eventos.

Começamos a ter pressa pelos resultados e tudo parece que dura uma eternidade e esquecemos de prestar a devida atenção ao que esta ocorrendo agora.

Como nosso foco é o futuro, deixamos passar as pequenas mudanças que ocorrem conosco no dia a dia do mercado, e com isso, acabamos perdendo o foco em nós mesmos.

Comece pelo mais simples…

A gente fica tão focado em querer fazer dinheiro rápido, que achamos que para vencer no mercado, precisamos de ferramentas e técnicas (extremamente) complexas.

Então, esquecemos de aprender o mais simples primeiro. quando digo aprender, é APRENDER DE VERDADE.

Então, foque no simples, na base, no essencial. Pratique, teste e adapte o mais simples para funcionar com você.

… E não complique as coisas

Nosso amigo, o Panda da Desilusão ataca novamente!

Exemplo clássico que vejo: Traders que usam médias moveis para “ver a tendência do mercado” e esquecem (ignoram) a Teoria de Dow.

E vou além, tem gente que usa indicadores e nem sabem como são calculados, muito menos para que REALMENTE eles servem e QUANDO devem ser utilizados (Treta Begins)!

Simplesmente deixam na tela e vai que dá certo, não é?!

Muitos tem a ingenua impressão que o mercado é complexo demais, e como disse, precisam de ferramentas que “prevejam” o futuro.

Cuidado com os especialistas!

Sempre aconselho a galera a começar a estudar por conta própria, mas nessa busca de conhecimento, sempre esbarram com os “especialistas” que possuem um “método infalível para ganhar dinheiro” (vulgo Vendedores de cursos milagrosos).

Fujam desses caras! Como disse no tópico anterior: Comece pelo mais simples! Assim, você terá uma base, um entendimento mínimo de mercado para que não seja iludido por esses caras…

Tem gente boa no mercado, sim. Uma galera que dá bons conteúdos e que realmente agrega conhecimento. Busque esse tipo de professor no mercado, para que além de evitar jogar dinheiro fora, você aprenda um conteúdo de valor.

Pesquise bem sobre quem são esses caras e evite cair em furada...(acho que ficou subentendido aqui a falsa facilidade de se ganhar dinheiro no mercado, certo?!)

Escolha uma técnica e se especialize.

Quando escolher uma técnica, foque nela e em nada mais. Não fique mudando a sua estratégia, por que você viu um video de fulano, ou por que seu amigo ou amiga opera de forma diferente que o seu.

Crie raízes tão profundas, a ponto de perceber as menores variações do seu operacional. Quando ele funciona, quando não funciona, se realmente vale a pena, se é o seu psicológico que precisa se acertar…

Não ache que por que aprendeu a operar em um dia, que no outro você vai estar fazendo tanto dinheiro quanto seu professor…

Escolha uma ativo e se especialize

Isso vai em paralelo com a técnica. Escolha algo que funcione (ou que os ajustes sejam mínimos) para qualquer tipo de ativo da bolsa.

Porém, mantenha-se fiel a um tipo de ativo no início, para que você possa estudá-lo em profundidade. Entender melhor como ele funciona, como reage a noticias entre outras coisas.

Assim, você consegue perceber com o tempo, variações pequenas que fazem a diferença no seu resultado final.

Filtre bem as informações

Saiba determinar seu foco em relação ao ativo que esta operando. Nem todas as notícias ou informações serão relevantes para o ativo que você esta operando.

Conhecendo o ativo, você consegue saber quais noticias vão impactar ou não o ativo que você está operando, evitando ficar paralisado com medo da notícia e muita das vezes deixando de operar.

Pense sempre em probabilidade

Uma coisa que não vejo muito por aí, são traders que pensam em termos de probabilidades. Simplesmente as ignoram!

Geralmente, está ligado a pessoas que não estudam muito o mercado (e querem resultados fantásticos ainda assim…)

Portanto, um ENORME diferencial entre outros traders é aprender a pensar em termos de probabilidade. Isso demanda muito do racional, então não é tão fácil…

Porém não é impossível! (Dá uma olhada nos posts da Biblioteca do trader, para começar)

Saiba quando parar

Uma dica importante é saber quando parar. Definir limites, sejam financeiros ou até de tempo, exposto ao mercado.

Aprenda a identificar quando se deve ou não operar, não se tornando um viciado no mercado, deixando a ganancia te dominar.

Tenha em mente que ao abrir uma posição, você já tenha que saber o quanto está disposto a perder (stop loss) e o quanto está disposto a ganhar (stop gain), SEM MUDAR NADA DISSO NO MEIO DO CAMINHO!

Resultado de imagem para dar conselhos

Quando eu tinha sua idade, fazia muita m@#$…

E por último: Desenvolva sua Disciplina

Pratique muito, mas muito mesmo, seja sua técnica, sua leitura de mercado, SEU CONTROLE EMOCIONAL! Pratique ao extremo.

Não busque perfeição, busque melhoria continua. Evolua 1% por dia. Mantenha a atenção  em COMO você está fazendo as coisas, não só no resultado.

Como escrevi num post anterior, Corra para a direção Oposta! (inserir link)

Muita gente busca, intensamente a Consistência no lugar errado (fazendo milhares de cursos de técnicas diferentes buscando o Santo Graal) ao invés de ir atrás da melhoria continua.

Não entendem que SOMENTE através do autoconhecimento e da melhoria continua através da prática, É QUE SE CRIA CONSISTÊNCIA.

Esses seriam alguns conselhos que eu dou a quem me pergunta sobre o que é preciso saber para se começar na bolsa.

Não que eu seja o dono da verdade, mas que se eu tivesse esse entendimento logo no começo da minha jornada, com certeza eu estaria mais longe.

Isso não serve de atalho, até por que não existe isso. Mas sim, serve para iluminar melhor o caminho, evitar armadilhas e caminhos sem saídas que irão atrasar você.

Antes que eu esqueça, não deixe de se cadastrar para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem tem curtido nossas publicações, convido vocês a conhecerem um blog irreverente e descontraído de um cara Top! Acessem lá: Blog do Magrelow Trader

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Corra para o lado oposto!

Problema de Narrativa

Falácia de Ida e volta

A Fé Inabalável do Trader

Atribuindo carga emocional

Como sua mente te engana

 

 

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)