Escolha uma Página

Ser Trader: A Falácia da Taxa média de acerto

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

11 de setembro de 2018

POLÊMICA! No post de hoje vou abordar o que alguns traders buscam tanto, mas não se questionam. Vou mostrar a Falácia da Taxa média de acerto e como ela é usada de forma errada, pela maioria…

Para toda média há um cálculo!

Resultado de imagem para nazaré gifMédia é um conceito matemático que, utilizado da forma errada, máscara muitas informações relevantes a quem olha puramente o resultado.

Na matemática temos algumas médias, sendo as mais utilizadas as médias Simples ou Aritméticas e as Ponderadas.

As médias simples, são facilmente calculadas somando os resultados obtidos das amostras e dividindo pela quantidade de amostras. Já as ponderadas, atribui um “peso” a cada amostra e divide esse somatório, pelo somatório dos pesos.

Para os traders, a média simples, atende a necessidade para os cálculos de taxa de acerto e média de acertos.

Porém, a maioria não sabe interpretar os resultados obtidos. A situação piora quando querem “vender” esses resultados (desde “minha estratégia é melhor que a sua” à “comprem meu curso/setup. Olhem minha taxa de acerto!”).

Destruindo a sua Taxa de acerto alta.

Vamos comparar 2 traders, em um mesmo período de tempo. Para efeito de cálculo, só serão contabilizados os “acertos” (dias positivos, operações positivas no dia, essas coisas).

O primeiro Trader (A) usa uma estratégia de buscar poucos pontos por operação, com um stop maior que esse ganho (a tal da relação negativa). Digamos que ele busque 1 ponto para 2 de stop. O segundo Trader (B), usa a relação inversa, ou seja, busca 2 pontos para 1 de stop (só lembrando que é uma situação hipotética para exemplificar!).

Em um mês, com 20 pregões, O trader A obteve uma média de acerto de 80%, ou seja, fechou positivo em 16 dias (16 pts). E o Trader B obteve uma taxa de acerto menor, de 50%, ficando positivo em somente 10 dias (20 pts). Mesmo com uma taxa de acerto menor, o resultado final foi superior.

Em um pregão, com 10 operações no dia ( o que eu ja acho MUITO, MAS MUITO MESMO!), o Trader A obteve acerto de 90% das operações, até por conta do alvo curto, ou seja, acertou 9 fazendo 9 pts. Já o Trader B, coitado, das 10 acertou somente 6, com uma taxa de acerto de 60%, e seu resultado final AINDA FOI SUPERIOR, ficando em 12 pts. (somente 25% superior ao trader A)

Você pode ter uma estratégia que permita que você ganhe muito quando acerte, porém erre muito, perdendo pouco. Algo em torno de, por exemplo, a cada 10 acertar 1 aceitando perder 9 vezes. Quando acerta, compensa todas as perdas anteriores.

Acho que nem preciso continuar, para mostrar que TAXA DE ACERTO não quer dizer nada, mas RESULTADO sim.

A Falácia da Taxa de acerto

O que vejo por aí, são traders se vangloriando de sua taxa de acerto média, e até vendendo cursos e setups baseados neles, o que eu, pessoalmente, acho jogo sujo.

Sempre que alguém vem com esse papo de taxa de acerto, eu questiono, e na maioria das vezes, percebo que nem a outra pessoa entende do que ela própria está falando.

A maioria leva muito ao pé da letra a questão de “acertar mais do que errar“, levando isso para “taxas médias de acerto maiores me levam a consistência” ou coisas parecidas.

E sabe o que acontece? Muitos de vocês caem nessa falácia, sendo enganados por um valor em porcentagem que não significa muita coisa.

Quem ganha uma luta de boxe, um lutador que acerta muitos jabs leves ou quem acerta um soco que leva ao nocaute (ou forte o suficiente para que o adversário se desestabilize)?

Com um simples cálculo, toda essa ideia se desfaz, e esse conceito aí que tem no mercado, evapora. E o cara que defende essa falácia… coitado…

Então, se você se vangloria do seu “setup acertador 99,9%”, só te digo que você deve observar melhor, por que outro cara, com uma taxa de acerto menor, ta ganhando mais, e sem se vangloriar por aí…

Resultado de imagem para falácia

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Tenha tudo bem definido

Ser Trader: Tenha tudo bem definido

Uma pergunta: Você já fez um plano bem detalhado do que você deve fazer? Sabe por que é importante que você tenha tudo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.