O que você, leitor, prefere: Se dedicar a alguma atividade por 5h ininterruptas em um dia ou 1h de atividade em 5 dias? No post de hoje, vamos descobrir o que é melhor: Intensidade ou Repetição?

 

 

Afinal, o que é melhor?!

 

Indo direto ao assunto, a resposta é: Depende! Isso mesmo, depende!

Essa resposta é relativa, pois é necessário avaliar a sua situação atual para poder perceber o que é melhor para usa evolução como trader.

A melhor comparação é com alguém que está iniciando em algum esporte, como por exemplo, corrida. Para o inciante, não é aconselhável percorrer uma distância muito grande, pois terá maior chance de se lesionar.

Logo, o recomendável é percorrer distâncias menores, repetidamente, para que seu corpo vá se acostumando e com o tempo, ir aumentando a distância percorrida e a sua intensidade.

Com o tempo, o atleta aumenta sua resistência e seus músculos acompanham a evolução, tornando-o mais preparado e diminuindo os riscos de lesão.

Resultado de imagem para atleta

 

 

Definindo um perfil

 

Para que você saiba o que é melhor para você, é necessário definir algumas coisas, externas e internas. Vou listar algumas abaixo:

Qual o horário que você funciona melhor?

É importante saber qual horário você se mantém com maior índice de energia, pois assim, seu foco será melhor direcionado ao mercado.

Quanto tempo do seu dia você pode dedicar ao mercado?

Algumas pessoas podem dedicar todo seu dia ao mercado (Trader Full-time), já outras exercem outras atividades, que tomam parte do seu tempo. Há inclusive traders que operam de seus empregos formais.

Portanto, é importante saber o seu horário, no qual você vai operar. De preferência, alinhado ao tópico anterior, do contrário, vai ser necessário se adaptar.

Sua técnica está minimamente bem definida?

Você dedicou um tempo, fora do mercado, seja em conta Demo ou replays, para conhecer o básico da estratégia que você irá utilizar? Do contrário, melhor treinar um pouco mais antes de ir para a real (aqui tem algumas VANTAGENS DA CONTA DEMO).

Como o ambiente onde eu opero me influencia?

É importante saber onde você vai realizar as suas operações e se esses ambientes possam lhe causar alguma distração durante o tempo em que você se dedicará as operações, seja com barulho, pessoas que possam lhe chamar, entre outras coisas.

Qual sua experiência de mercado?!

Esse é um pouco relativo, por ser mais um sentimento pessoal do que tempo, propriamente dito.

Aqui é necessário uma autoanálise para saber o que você tem aprendido com o tempo de tela. Uma ótima ferramenta para tornar esse aprendizado mais eficaz é o DIÁRIO DE TRADE

Esses tópicos, considero básicos e caso outros questionamentos surjam na sua cabeça, também serão válidos para tornar essa análise da sua realidade mais eficaz.

 

 

Intensidade ou Repetição(?)

Resultado de imagem para pessoa concentrada

 

Com seu perfil já traçado, você possuirá informações o suficiente para saber o que se encaixa melhor.

Por exemplo, se você está inciando no mercado, com só a parte do dia livre, é válido que opte pela repetição, ou seja traça uma META, pega e cai fora até o dia seguinte (assim como o atleta iniciante).

Independente do tempo que leve, que sejam 1 minuto ou 1 hora, pegou a meta dentro do horário estabelecido, volta só no dia seguinte. Se não fizer nada durante esse horário, seja por que o mercado não pegou sua ordem ou por não ter confiado na leitura, volta no dia seguinte.

Se você já possui mais experiência, você pode se arriscar mais. Lembrando que experiência traz um controle emocional maior, mais disciplina e mais responsabilidade. Não adianta ter anos de mercado e ser indisciplinado, e por isso achar que tem mais experiência (tempo não define maturidade!)

Se você possui uma quantidade considerável de experiência e o dia disponível, é possível optar pela intensidade, e se manter durante o dia inteiro operando, aumentando o tamanho da sua meta diária.

É possível adaptar a intensidade e repetição. Por exemplo, caso você só possua 2 horas para operar por dia, você deve estar 100% focado no mercado, literalmente isolado do mundo, sem qualquer tipo de distração.

Assim, toda sua atenção e foco serão direcionados, gerando um tipo de “tensão“. Ao final do tempo estabelecido, você sai do mercado e “relaxa“. Podem achar que não, mas operar de forma intensa, causa um cansaço enorme!

 

 

Cuidados com excessos!

 

Aqui vale uma ressalva importante! Assim como exercícios feitos de forma errada e em excesso prejudicam o corpo, aplicar esses conceitos de forma errada, causam um prejuízo enorme, financeiro e psicológico!

Se você está começando, não adianta querer ficar o dia todo operando por que você “não vai ganhar mais dinheiro” se operar o dia todo” (como falei nesse POST). O que gera um desgaste e a sensação de fracasso, te fazendo desistir do mercado.

Também  é importante perceber que se você está praticando a “repetição” e pegou sua meta rápido, isso não significa que você é o melhor trader do mundo, muito menos que o dia “tá fácil“. Como dito acima, fez a meta, volta no dia seguinte!

A partir desses “avisos gerais“, você mesmo pode definir os outros cuidados que deve ter, tornando isso mais pessoal.

Imagem relacionada

 

 

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Exposição ao Risco

Aluno bom e Bom aluno

Cometendo Iatrogenia no Trading

Aprendendo a ser ignorante

Os três porques

Seja Grato

Mude o que não te agrada

Cometendo excessos

A importância de um Diário de Trading

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)