Em todos esses anos trabalhando nessa industria vital, algo que eu vejo bastante por aí, são os Donos da Verdade do mercado financeiro. Será que você é um desses?!
Quando se começa a criar um monstro…
Quando começamos em qualquer atividade, por nossa falta de experiência e habilidade, somos “humildes” o suficiente para prestar a devida atenção as coisas e aprender com elas.
Sejam situações dentro e fora do mercado, que acontecem conosco ou com outras pessoas. Tudo no inicio serve de aprendizado.
Cometemos um erro comum de não filtrar muita coisa no início, o que acaba nos tirando o foco e nos faz perder tempo escolhendo entre tantas opções.E quando nos damos conta e “despertamos“, começamos a focar e dar a devida atenção ao que é importante e o que funciona melhor para nós.
É nesse momento que começamos a criar um monstro dentro de nós, que se não tomarmos cuidados, ele se apossa de tudo.
Alimentando o monstro…
Quando escolhemos um caminho a seguir, e aprendemos mais e mais sobre ele, automaticamente vamos nos tornando
mais experientes, habilidosos e conhecedores a nossa maneira a respeito desse caminho (entenda caminho como estratégia usada no mercado).
Nesse mercado que vivemos, temos uma grande quantidade de pessoas que todos os dias, entram e saem do mercado. Entram com esperança de se dar bem e outras saem machucadas e com suas contas quebradas.
Logo, quando nós permanecemos um período de tempo maior, com mais experiência e vivência de mercado que alguém que está iniciando, muitos se sentem superiores.
Por conta dessa “experiência superior“, muitos de nós achamos que sabemos muito mais, que a estratégia que usam é a “definitiva” no mercado.
Que como estão conseguindo se manter no mercado, a visão delas é a única… porém, a verdade é que nada é fixo, tudo é transitório ( no mercado e na vida).
Depois que se perde a humildade…
Quando esse sentimento de superioridade toma conta (principalmente, quando se faz muito dinheiro no mercado com esse pensamento errado), toda a “humildade de iniciante” se esvai.
Quando isso se perde, toda e qualquer capacidade de aprendizado dela, de evolução, vai junto. Começa a ignorar as coisas que acontecem ao seu redor.
Começa a dizer: “Essas coisas não acontecem comigo, por que eu sou melhor!“. Porém, TODOS estamos correndo os mesmos riscos.
Se a gente perde o entusiasmo por aprender coisas novas sempre, e nos fechamos em nosso mundinho, deixamos de ver as coisas por ângulos de vista diferentes, e deixamos de ver o todo.
Não posso dizer que o meu jeito de fazer as coisas é único, melhor e definitivo no mercado, pois sei que outras pessoas fazem de forma diferente, e tem resultados melhores que os meus…
Seja sempre aprendiz
Uma frase, em latim que gosto muito e que já usei aqui no Blog é: Memento Mori (lembre-se que morrerá).
Então, ao invés de querer ser o Dono da Verdade, que você é a pessoa mais F#$@ desse universo, por que você faz e acontece, seja a pessoa que está sempre aprendendo.
Que se possível, sempre mantenha sua mente aberta para o novo, mesmo que aquilo não seja útil ou se encaixe no seu perfil.
Não imponha o seu pensamento e ideias, se mantendo fechado. Ouça as ideias dos outros, sem julgamentos.
As vezes o que falta pra você, está justamente na ideia do outro…
Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)
- Ser Trader – Quais as suas desculpas? - 12 de junho de 2019
- Ser Trader: Prioridade X Utilidade - 15 de maio de 2019
- Ser Trader: Volte ao começo, quando necessário - 18 de abril de 2019
0 comentários