Escolha uma Página

Ser Trader: Verdades Difíceis de Engolir

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

24 de janeiro de 2019

SIM! Hoje eu trago verdades, mas aquelas verdades que”todos sabem” mas não gostam de ouvir. Aquelas verdades difíceis de engolir! Então o post de hoje é do jeito que eu gosto: HARDCORE! Preparados?!

Se ninguém contar, eu conto!

Então vamos lá! Em primeiro lugar, trago uma verdade que muitos não acreditam, mas ao longo do post eu vou mostrar que a pessoa que não acredita, está completamente errada.

Para quem pensa que para operar no Mercado, basta ter uma técnica boa ou que o mercado se resume a números e só técnica, tenho que te dizer que VOCÊ ESTÁ ERRADO, SEU ANIMALZINHO…

Mas eu não tenho que deixar o emocional influenciar minhas decisões no mercado, Herick. E eu consigo…” Sinto lhe informar, mas não. Não é bem assim, champs…

É impossível, e torno a repetir para deixar claro IMPOSSÍVEL, abster-se de qualquer emoção durante as operações do mercado, e não só nelas. É impossível “não sentir nada” em qualquer situação da vida. Nós somos seres emocionais por natureza.

Se você não sente nada, melhor procurar um psicólogo, por que temos aqui um psicopata…

Se você não sabe, nossas emoções tem papel importantíssimo na nossa evolução. Sem o medo, não aprenderíamos o que pode nos ferir, por exemplo. Sim, pessoa inteligente, você só existe hoje por conta de um sentimento chamado MEDO, que seus ancestrais das cavernas sentiram…

E digo mais, quem acha que Mercado é mais técnica do que psicológico, está fadado a quebrar a conta. Ou melhor AS CONTAS.

Por mais autocontrole no quesito emoção você tenha, você não consegue separar seu psicológico e sua parte emocional de nada. O simples fato de tomar uma “decisão racional” já é seu psicológico atuando…

Pois bem, até agora, 1 x 0 para mim.

Trago verdades…

Outra coisa importante que muitos de vocês não percebem: O quando vocês GASTAM dinheiro com coisas menos importantes no mercado. Coisas menos importantes como TÉCNICAS VARIADAS.

A coisa que mais ouço é: Tenho que achar um operacional que encaixe no meu psicológico…

NÃO SEU ANIMAL! VOCÊ ESTÁ INDO PELO CAMINHO ERRADO!

Não é a sua “mente” que tem que encaixar no operacional, é o contrário! Por isso muita gente vive comprando cursos, estudando técnicas diferentes e NUNCA SE ACHAM! POR QUE SE QUER ELAS CONHECEM A SI MESMAS!

Por que o trader A opera assim e dá certo. Por que o Trader B falou que esses indicadores funcionam e eu uso. Por que o Trader C falou que se eu plantar bananeira e der 3 saltos mortais pra tras, eu acerto a operação seguinte…

Já conheci Traders que gastaram uma pequena fortuna, comprando cursos e “setups vencedores“, tentando procurar uma melhor maneira de operar no mercado, e adivinhem, todos eles perderam dinheiro. Não só pelos cursos pagos, mas também através das operações que deram errado e das contas quebradas.

Aqui cabe uma analogia: Imagine que você tem um dinheiro guardado e quer comprar um carro. Seu sonho sempre foi ter um carro. Pois bem, você tem o dinheiro e a vontade, e nada te impede. Você compra o carro.

Porém, ao começar a dirigir aquele carro, você não sente confiança, não consegue controlar ele, tendo alguns sustos e quase causando algum acidente. E então você chega a brilhante conclusão: O problema é do carro!

E então, você compra outro. Em alguns dias, as mesmas coisas acontecem. E você troca de carro outra vez. E outra. E  outra, e outra, e outra…

Até que percebe que já trocou por vários modelos de carros diferentes. Você vê outras pessoas dirigindo muito bem todos os modelos de carro que você comprou e se pergunta por que você não consegue… E descobre que o problema, na verdade, é que VOCÊ NÃO SABE DIRIGIR!

Até agora, 2 x 0 para mim…

O grande mal dos traders…

Se eu perguntar qual é o melhor ativo para eu poder investir ou operar, sei que vou receber nos comentários coisas do tipo: Índice, Dólar, Ações, Opções entre outros…

Porém, vocês esquecem que você como trader também É UM ATIVO! O melhor ativo. O único que pode, de fato, gerar lucros!

Vejo Traders gastando rios e mais rios de dinheiro em operacionais achando que “o setup” vai fazer com que ele tenha lucro no mercado. Ledo engano da sua parte.

Se você sentir medo, ficar nervoso, ansioso, não seguir o plano, não adianta…

Muitos Traders não investem neles mesmos e acham que o sucesso vai vir de uma coisa externa. NÃO VAI.

Acham caro pagar por uma ajuda na parte psicológica, mas não acham caro pagar por inúmeros cursos de “técnicas” que você não vão conseguir aplicar.

Como disse anteriormente, a culpa não está nos carros que você dirige,e sim no condutor.

Sabendo dirigir, você dirige qualquer carro.

Você nunca vai comprar um carro que se encaixe a sua mentalidade, até por que, é idiotice isso, convenhamos….

Então, para pra pensar que você pode investir em você mesmo, ao invés de ficar pagando por coisas que não vão te ajudar muito… Ter uma técnica é importante, porém conhecer com profundidade quem a executa, é mais ainda.

Pelas minhas contas, tá 3 x 0 para mim até agora…

E depois disso tudo…

Quero te fazer um desafio? Depois disso tudo que eu escrevi acima, ME PROVA QUE EU TO ERRADO!

Resultado de imagem para change my mind meme

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.