Escolha uma Página

Ser Trader: Histórias que você conta

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

7 de março de 2019

Já parou para pensar em todas as histórias que você conta para justificar certas coisas? Justificar o porquê de não ter conseguido isso ou aquilo? Então vem cá, vamos conversar sobre…

Sua mente não gosta de ficar curiosa

Resultado de imagem para SaciSabe por que você sempre tem alguma resposta para as coisas que lhe acontecem? Simples, por que sua mente precisa justificar tudo. Nada pode ser “aleatório“, afinal, seu cérebro não é projetado para lidar com aleatoriedade e incerteza.

Sim, não somos projetados para lidar com o incerto e por isso precisamos “explicar tudo o que acontece ao nosso redor” para que tenhamos a falsa sensação de controle do ambiente.

Essas pequenas histórias que contamos para nós mesmos, e as vezes passamos adiante, servem para que não fiquemos ansiosos sem uma resposta. Quem gosta de receber como resposta um “Eu não sei o que vai acontecer agora“?

Por isso criamos lendas e mitos antigos, que fazem parte da nossa cultura. E sim, meus consagrados, expandimos isso para o mercado também.

Eu preciso saber o que está acontecendo sempre…

Resultado de imagem para Cuca

O que mais vejo por aí, e eu discordo completamente (e não me importo se você gosta ou não), são Traders que acham, (sim, eu disse ACHAM) que precisam saber o que está acontecendo no mundo para poderem apertar o botão de compra/venda.

Pagam por serviços de analises, ficam lendo noticias atrás de noticias, buscando entender “o mundo ao redor“. E como eu já escrevei aqui no blog antes, com essa busca louca por justificativas, para ter uma história para contar, criam Problemas de Narrativa (PROBLEMA DE NARRATIVA).

Assim, essas pessoas pagam por “noticias importantes” para nunca serem pegas de surpresa. Mas adivinhem só, VOCÊ NÃO CONTROLA TUDO, logo cedo ou tarde, você vai ser pego de surpresa, afinal você não é onipresente nem onisciente.

Indo mais a fundo, se por um acaso você não prestar atenção, esse problema se torna um viés, que se torna um hábito nocivo, e com o tempo… crença limitante. Parabéns!

… por que eu não aceito o fato de que não preciso saber.

Sabe por que você (acha) que precisa saber dessas coisas? Para não parecer idiota na frente dos outros. Simples e direto.

Como poderia, em uma mesa, com outros Traders “profissionais”, você não saber o que esta acontecendo em Liechtenstein e como isso impacta a criação de cabras na China e como reflexo, está causando uma queda atual do Bitcoin… Inadmissível isso!

(Note que o que eu escrevi foi propositalmente uma piada, porém a estrutura é a de qualquer profissional que escreva sobre noticias do mercado. Se eu mudo os termos, eu me torno extremamente profissional.)

Lembre-se sempre: Sua mente PRECISA preencher os espaços vazios e justificar as coisas, para que tudo faça sentido. Por mais que essa justificativa NÃO TENHA NADA A VER com o fato em si.

Imagem relacionada

E agora, o porquê de eu ter razão sobre isso.

Pensa comigo: Quem você acha que entende melhor sobre o mercado financeiro, um Trader que está todo o dia dentro do mercado, literalmente ou um repórter que escreve sobre “notícias” do mercado? Presumo que sua resposta tenha sido o Trader.

Sendo um Trader, e prestando a atenção ao mercado, através de gráficos ou fluxo, me responda: Quando algo acontece no mundo que impacta o mercado, o que acontece primeiro, uma mudança brusca no mercado ou uma noticia em algum site? Okay, concordamos que o mercado REAGE PRIMEIRO, ao passo que sai uma noticia em seguida.

O que torna o fato da noticia ser inútil para tomada decisão, já que ela vem depois do fato ocorrido (Ah, e não confundam NOTÍCIAS com DADOS ECONÔMICOS, se você não sabe a diferença entre eles, precisa estudar e muito).

E para finalizar a lógica: Se você concorda que Traders que estão dentro do mercado, sabem mais do que repórteres que escrevem sobre o mercado (e não estão se arriscando para isso) e que o mercado reage primeiro do que noticias, POR QUE VOCÊ PERDE TEMPO COM JUSTIFICATIVAS QUE SÓ TE SERVEM COMO “MULETAS”?!

Isso é um fato: No final do dia, sempre haverá uma justificativa para a alta ou a baixa do mercado. E você sempre criará uma história para justificar seu resultado.

PS: Espero que tenham entendido a referência nas imagens e não achem que foi por acaso… afinal, sempre precisamos de histórias para contar, não é mesmo?!

Muito obrigado por ter investido seu tempo e por ter lido o post até aqui. Espero que tenha te ajudado de alguma forma. 🙂

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.