Escolha uma Página

Ser Trader: Entender nossos hábitos

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

15 de maio de 2018

Se eu te perguntar o por que de você fazer o que faz, qual seria sua resposta? Se eu te perguntar por que você pensa do jeito que você pensa, qual seria rua resposta? No post de hoje vamos entender nossos hábitos e como isso é importante.

Afinal, o que são hábitos?

Como eu expliquei, de forma resumida no post sobre o FUNCIONAMENTO DA NOSSA MENTE, nosso cérebro cria um “processo interno”, unindo alguns pontos para poder tomar decisões e agir, com base no nosso banco de dados.

Nosso cérebro possui um recurso muito útil e interessante. Ele armazena os resultados de nossas ações no nosso inconsciente e vai criando um histórico delas para uso no futuro.

Esse recurso nos faz economizar energia e velocidade de processamento. Quanto mais usamos essa memória, mais forte ficam as ligações e mais rápido a informação chega, trazendo com ela uma ação (ou reação) especifica.

Dúvida? Então me responde quanto é 1 + 1? Obviamente você não pensou para responder, mesmo que internamente essa pergunta.

De forma geral, nossos hábitos, são essas respostas, quase involuntárias, vindas das repetições de ações (boas ou ruins). Quanto mais fazemos, mais forte fica.

Fazendo sem perceber…

Essas memórias ficam armazenadas no nosso cérebro de uma forma tão profunda, que em alguns casos de doenças, as pessoas não esquecem deles.

Mesmo de forma involuntária, criamos algumas rotinas, por menores que sejam, para nos guiar durante o dia. Seja o caminho que escolhemos para ir a padaria, seja uma decisão importante que temos que tomar no mercado financeiro.

Se não “atendermos” à necessidade, nossa mente nos alerta que está faltando alguma coisa, pois não cumprir com nosso hábito, nos incomoda (Dependendo do nível do incômodo, pode ser um caso de vício)

Os hábitos que desenvolvemos podem ser bons ou ruins, sendo definidos pelas consequências das ações. Por exemplo, as pessoas que têm o hábito de fumar, mas sabendo que o fumo é nocivo. (isso me parece autossabotagem, não acham?!)

Podemos mudar nossos hábitos?

Nossa capacidade de desenvolver hábitos e rotinas tem alguma relação com a nossa idade, consequentemente a nossa capacidade cerebral. Como diz o ditado: Não se pode ensinar truques novos a um cachorro velho.

Sendo assim, muitos dos hábitos que desenvolvemos quando jovens, vão ficando mais enraizados a medida que ficamos mais velhos, sendo assim, mais difíceis de mudar. Isso equivale para “idade” do hábito também, ou seja quanto mais novo, mais fácil de ser mudado (Isso explica por que é difícil você começar a frequentar a academia, ou largar os doces, ou parar de fazer trades em excesso…).

O processo de mudança dos nossos hábitos, é algo que é simples, porém não é fácil (nenhum pouco). Requer motivação e disciplina para que se troque as ações antigas, por ações novas.

Como mudar nossos hábitos?!

Resultado de imagem para habitos

O primeiro passo é entender o fluxo que nossa mente percorre para que façamos as coisas que fazemos. O fluxo é praticamente o mesmo que vimos no post sobre o FUNCIONAMENTO DA NOSSA MENTE, e para isso é preciso estar presente durante a execução das atividades

O segundo passo é, de forma consciente, alterar pequenas ações da sua rotina. Por exemplo, beber café demais, é prejudicial a saúde, porém, se a pessoa conseguir alternar entre uma xícara/copo de café e um de água, ameniza a situação.

O terceiro passo é ir aumentando a frequência da troca da rotina, de forma gradual e sistemática. Ainda usando o exemplo do café, se a pessoa bebe 5 xícaras/copos de café no dia, na primeira semana ela bebe 4 e 1 de água. Na segunda, 3 e 2 de água, e assim por diante.

o quarto passo é permanecer vigilante durante esse processo de mudança, pois a sua mente vai querer voltar para a zona de conforto sempre que possível. Quando você menos perceber, seu hábito ruim, mudou para algo melhor.

É sempre bom ter um plano a seguir, portanto, dá uma olhada nesse POST, para te ajudar a montar um e mudar seus hábitos no mercado.

Hábitos e Traders

Resultado de imagem para habitos

Você leu até aqui e talvez tenha se perguntado: O que isso tem a ver com nós Traders?

Na verdade, esses hábitos podem te atrapalhar ou te ajudar a evoluir no mercado. Certas coisas que você faz “sem pensar” durante as operações, com o mercado rolando e até coisas que você faz fora do mercado.

Além do mais, quanto mais enraizado forem os bons hábitos desenvolvidos pelo trader (Leitura, Backtests, estudos de mercado, aprofundamento da técnica utilizada) mais rápido se torna sua reação ao mercado, não dando tempo para o cérebro pensar demais e evitando a HESITAÇÃO.

Comece a repensar seus hábitos, dentro e fora do mercado, além de se tornar mais presente a eles e evitar as armadilhas que a sua mente cria.

Sempre existe algo que podemos melhorar…

Para quem ainda não leu, indico o livro O poder do Hábito, do Charles Dunhigg, onde ele aborda com profundidade esse tema. (Vou ficar devendo o resumo dele, pois não o tenho rs)

Curtiu o post? Deixa ai nos comentários quais hábitos você teve que mudar para se adaptar melhor no mercado?

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.