Escolha uma Página
Controle Emocional do Trader e seus Benefícios

Controle Emocional do Trader e seus Benefícios

 

Certa vez, ouvi que nós vemos o mundo exterior como um reflexo do nosso mundo interior. Muitos Traders não percebem o quanto isso é importante para quem está todos os dias realizando um exercício mental de alta performance, que exige muito, mas muito mesmo, de nossa mente e autocontrole.

O nosso mundo interior significa o quanto nos conhecemos e o quão profundo temos consciência dos nossos limites e capacidades. Já o mundo exterior será o reflexo do nosso mundo interior, em relação as coisas que nos acontecem e como reagimos a estes eventos. E isso tudo tem muito a ver com a profissão de Trader.

controle emocional do trader

 

Para ficar mais claro, imaginemos 2 Traders com mesmo domínio operacional, porém com mundos interiores diferentes:

O primeiro decidiu focar em possuir um autoconhecimento profundo, conhecer seus limites emocionais, saber quando suas emoções começam a interferir nos trades e saber quando deve parar. Aprendeu a dar um passo atrás quando se sente empacado ou quando toma um stop loss, afim de procurar um lugar melhor para operar, além de maximizar o seu operacional ao limite, para conseguir os melhores resultados. Devido a seu autocontrole, não fica chateado ao fechar no prejuízo, pois sabe que isso faz parte do jogo e compreende que existem variáveis que ele não controla.

O segundo Trader preferiu focar somente no operacional, esquecendo-se do controle emocional, com isso se tornou um Trader ansioso e medroso, deixando suas emoções assumirem o lugar do racional, não conseguindo entrar numa operação sem ficar nervoso, com as mãos suando e o coração acelerado. Quando acerta, parece que tira um peso das costas, mas quando leva um stop… Stop? Esse segundo Trader tem um pavor dessa palavra, além de ficar com raiva ao levar um e começa a culpar tudo e todos. Entende que quem leva stop, é um Trader ruim, e ele não é um “Trader ruim”, então não admite estar errado, de ter entrado em um ponto ruim. Sempre fica receoso com as operações, gosta de aguardar uma segunda, terceira ou até uma quarta confirmação para entrar na operação. Gosta de culpar terceiros pelas coisas que acontecem no mercado e pelos stops que toma. Foco, esquece. Gosta de operar de formas diferentes porque “o mercado é diferente a cada dia” então usa umas 3 estratégias diferentes (mas no final das contas, não tem estratégia nenhuma). Se fecha um dia negativo, saia de perto. Se fecha uma semana, já esta estressado e muito nervoso, começa a mudar de estratégia, caçar cursos por aí e fica sempre em busca do Santo Graal do trading.

Resultado de imagem para urso do pica pau gif

Trader sem controle emocional, caçando o Santo Graal[/caption]

Não parece, mas o primeiro Trader vai encontrar muito mais oportunidades de operações, com ganhos excelentes, do que o segundo Trader. O primeiro focou em se entender e se aprofundar em uma única estratégia, mantendo o foco, já o segundo, resolveu aprender técnicas variadas, gerenciamentos de risco e de trades “milagrosos”, esquecendo completamente dele mesmo e de masterizar uma estratégia por vez.Esses Traders existem e estão espalhados por aí. Com certeza, esbarrará mais com o segundo tipo do que com o primeiro.

Resultado de imagem para Mind explosion gif

Desenvolver esse autocontrole, vai desencadear mudanças na sua mentalidade e ajudar a enxergar e pensar com mais clareza, diante de situações com elevado nível de tensão e pressão. É como se colocassem um óculos onde você conseguisse enxergar oportunidades onde outros não estariam vendo.

Então ao invés de ficar pulando de técnica em técnica, querendo aprender TUDO o que existe sobre o mercado, foque em aprender mais sobre você mesmo, em como você se comporta em situações adversas, como gerencia suas emoções e assim por diante. “Perca” esse tempo se conhecendo, mesmo que signifique se afastar um pouco do mercado, pois os lucros que você colherá, não só no mercado como para a vida, serão incríveis!

 

Frustração e Estresse no Trading

Frustração e Estresse no Trading

Muitas das vezes, sentimos que estamos nadando, nadando e nadando, porém não saímos do lugar ou que não chegamos a lugar nenhum. Esse sentimento de “não sair do lugar” nos causa uma frustração e estresse enormes, aumentando o peso que carregamos ao longo das operações.

Esses sentimentos se tornam muito mais contundentes quando sofremos novas perdas, sejam elas por cometermos erros que já havíamos cometido ou por nossa análise do mercado estar errada naquele momento, e calhamos de descobrir que havia um ponto melhor de operação, com maior probabilidade de acerto, logo em seguida de tomar aquele stop chei… quem nunca?.

Imagem relacionada

Aquela frustração de não conseguir o ganho esperado

O que acontece é que quando nós estamos estressados, nosso corpo entende que estamos em uma situação de “perigo”, fazendo com que nosso cérebro economize energia, diminuindo literalmente nosso campo de visão, nos colocando em estado de “lutar ou fugir” e isso tudo ocorre em questões de milésimos de segundos.

Mas o que isso tem a ver com as operações?

Com a sua “visão limitada”, você vai acabar não enxergando pontos importantes dentro da sua estratégia, onde você poderia realizar trades com probabilidades maiores de acerto a seu favor, além de tornar seu pensamento mais rígido, o que pode ser fatal para o Trader (quem não conhece aquela velha historia de insistir no erro?). Com seu corpo em estado de “lutar ou fugir”, você ficará com medo de realizar as operações, muita das vezes medo de entrar NAQUELA operação do dia que te daria o ganho das galáxias! Seja por ter tomado um loss antes, ou estar vindo de uma sucessão de perdas na semana ou no mês, deixa o medo e ansiedade tomar o controle e te congelar.

Resultado de imagem para controle emocional

Controle o estresse ou ele controlará você!

Isso tudo forma uma espiral da morte, pois o Trader se sente frustrado e estressado por não acertar, como consequência por estar estressado em não conseguir acertar, faz marcações e/ou operações ruins, fica com medo de tentar novamente pelo erro anterior e quando vê o trade indo a seu favor, mas não entrou, se sente mais frustrado e mais estressado por não acertar… e o ciclo continua até quebrar a conta ou quebrar o espirito do Trader, aquela vontade de voltar no dia seguinte e continuar operando.

Por isso, tanto para a saúde do Trader quanto para a saúde da conta, é preciso que o se tenha consciência do quanto as emoções estão afetando os resultados, se é necessário uma pausa ou, as vezes, somente sair para dar uma volta em algum lugar para distrair, seja com a família, com amigos ou sozinho.

Fique atento ao seu estado emocional e não permita que ele assuma seus trades, pois, os resultados serão desastrosos. Quando necessário, dê um passo para trás e reavalie, pois é melhor dar um passo para trás para em seguida dar dois para frente do que tentar continuar, tropeçar e cair feio.

 

Ser Trader: As Regras da Atividade Difícil

Ser Trader: As Regras da Atividade Difícil

Ser trader pode ser considerada como uma coisa simples, cada vez mais acessível, ganhar dinheiro a um clique de distância porém as operar na bolsa de valores não é tão fácil assim. As atividades de um trader possuem uma carga emocional pesada, devido a nossa ligação com o dinheiro e o que ele significa para nós. Toda essa questão emocional faz com que muitos traders quebrem regras estipuladas por eles mesmos, como uma das mais comuns, de não respeitar seu gerenciamento de risco e acabar perdendo muito, ou tudo, em um único dia.

Não seguir as próprias regras é um erro fatal para o trader.

Atravessar essa fronteira de limites no mercado financeiro pode levar não só a grandes perdas financeiras, mas também a perdas emocionais, por isso, o preço a pagar pela falta de disciplina é muito maior do que imaginamos.

Hoje vamos falar sobre um ponto específico, que pode ajudar a ter mais disciplina, algo simples, porém bastante eficaz, se usado da maneira certa.

Um exercício que pode ajudar o trader a se tornar mais disciplinado, tanto emocional quanto tecnicamente, é utilizar o que chamamos de Regras da Atividade Difícil.

Estas regras consistem, de forma simples, em fazer o trader a seguir seu plano de trading e gerenciamento de risco, afim de torna-lo mentalmente resiliente, aumentar sua disciplina e sua garra. Sem mais rodeios, vamos às regras:

Em primeiro lugar, é ESTRITAMENTE proibido desistir antes do tempo estipulado ou inventar desculpa para não realizar os trades.

Então, como a Primeira Regra Fundamental, é necessário que VOCÊ estipule um tempo no qual estará realizando seus tradings. Por exemplo: Vou realizar trades nos próximos 3 meses, 4 semanas, e assim por diante. Uma dica importante é quanto maior o tempo escolhido, melhor o resultado, devido as probabilidades de acerto ao longo do tempo.

Definido este tempo, vamos a Segunda Regra que consiste em você definir seu gerenciamento de risco e financeiro para este tempo de operações. Não vai adiantar muito querer operar por um longo tempo com um capital muito pequeno, ou que o gerenciamento não permita muitas operações ao longo deste tempo estipulado. Lembre-se que Bolsa é constituída por probabilidades, então use-as a seu favor.

Para a Terceira Regra, será necessário que você já possua uma estratégia de negociação definida, seja ela qual for.

A terceira e última regra é a mais difícil de todas, está pronto? A terceira regra é: EXECUTE TODOS OS TRADES CONFORME MANDA A ESTRATÉGIA, SEM PENSAR MUITO OU QUESTIONAR, limite-se somente pelo seu gerenciamento e pelo limite de perda diária.

Agora o bicho pegou, não é?

Bem, o intuito das Regras para Atividades Difíceis tem como objetivo fazer com que o trader tenha mais disciplina, controle o lado emocional durante as operações e ganhe confiança no seu operacional, através da repetição, ao invés de ficar mudando de estratégia. o tempo todo e com isso, não dar tempo para que os resultados cheguem.

Seguir essas regras pode ajudar o trader no caminho da consistência, então persista, insista e nunca desista!

 
Essa regra foi adaptada do livro Garra, da Angela Duckworth. Fica a dica de leitura 😊