Galera! Quem me acompanha nas redes sociais, já sabe que estou lendo um livro chamado A Lógica do Cisne Negro e que tenho feito menções a ele. Como o livro é extenso, pode demorar um bocado para pintar um resumo dele aqui (que farei com certeza). Porém, vou compartilhar em alguns posts, alguns dos pontos abordados no livro que achar interessante, como a Falácia de Ida e Volta.

Mas o que é isso que você ta dizendo?

Como traders, lidamos com a incerteza o tempo todo e a única ferramenta que temos a nossa disposição é nosso cérebro.

Como disse nesse POST, nossa mente nos engana o tempo todo. E o pior, é que nem percebemos até ser tarde demais.

Logo, essa Falácia de Ida e Volta implica em uma armadilha do nosso cérebro para que façamos generalizações baseado em poucas informações relevantes (quase nenhuma, precisamente).

Falácia de Ida e Volta

Imagem relacionada

Essa ideia, consiste em generalizar uma informação (ida) quando na verdade não se dá para fazer o mesmo com o oposto (volta), fazendo com que nossa mente nos engane misturando informações e se tornando seletiva.

Um exemplo dado é o seguinte: Todos os Zoogles são Boogles. Você vê um Boogle. Ele é um Zoogle?!

Nesse exemplo, nossa mente nos faz pensar que sim, pois todos são iguais, mas na verdade NEM TODOS os Boogles são Zoogles.

Não quero estar errado

Imagem relacionadaQuando nos deparamos com uma situação dessas, nosso cérebro sempre irá buscar informações que corroborem com o que “queremos”, negligenciando toda informação contraditória.

Nos tornamos seletivos, de um jeito não muito bom, pois podemos estar completamente equivocados e, sem perceber, permanecermos no erro.

É um pouco “antinatural” querermos estarmos errados, mas essa é uma das característica de pessoas que vão mais longe ( ou que resistem mais). Essas pessoas buscam evidencias de que elas não estejam erradas.

Entenda que não estar errado é diferente de estar certo, ok?!

Pra que essa filosofia toda serve pro mercado, Herick?!

Quando olhamos para um gráfico, não temos certeza do que o próximo candle irá fazer, qual movimento irá realizar. Com isso, precisamos nos basear em informações imprecisas do passado para tomar uma decisão (movimentos anteriores).

Ou seja, baseada nas informações imprecisas anteriores, nossa mente começa a generalizar e nós decidimos qual tipo de operação queremos fazer.

A partir daí, nosso cérebro busca evidências dentro daquele contexto (e até durante a formação do candle, por exemplo) que indiquem sinais para nossa operação, mesmo que essas evidencias não sejam verdadeiras.

Porém, muitos de nós não buscamos “invalidar” nossa primeira opção. Ou seja, quando queremos comprar, buscamos sinais de  compra e ignoramos qualquer indício de venda.

E geralmente, quando o movimento que não esperávamos ocorre, somos pegos de surpresa, pelo simples fato de não termos olhado por outro ponto de vista.

Além disso, sabendo desse “erro” do nosso cérebro, podemos nos prevenir e começar a olhar o movimento do mercado de vários pontos de vista diferentes, evitando alguns vieses e CIRCUITOS FECHADOS.

Antes que eu esqueça, não deixe de se cadastrar para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem tem curtido nossas publicações, convido vocês a conhecerem um blog irreverente e descontraído de um cara Top! Acessem lá: Blog do Magrelow Trader

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

A fé Inabalável do Trader

Atribuindo carga emocional

Como sua mente te engana

Entender nossos hábitos

Uma pausa para a reflexão

Como se tornar um trader mais paciente

 

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)