Escolha uma Página
Mindset do Trader: Mantenha o foco em um lugar: Você

Mindset do Trader: Mantenha o foco em um lugar: Você

Então vamos dar prosseguimento ao nosso processo de desenvolvimento para criamos um mindset novo, que nos ajude a alcançar nossos objetivos! E hoje, quero deixar uma dica importantíssima: Mantenha o foco em um lugar: Você!

Antes de mais nada, vamos falar de Energia…

O conceito de energia é bem simples. Por definição, Energia é a capacidade de um corpo, ou substancia , ou sistema físico de realizar trabalho.

Essa energia, quando aplicada em algum trabalho, é transformada, se tornando calor, em certa quantidade, e o resto dela em “ação” na qual ela foi empregada.

Todo corpo possui uma quantidade limitada de energia, sendo essa conhecida como Energia potencial. Quando esse corpo necessita realizar algum trabalho, ele utiliza essa energia armazenada até que ela seja esgotada, e esse corpo precise “recarregar“.

Para exemplificar, temos a bateria dos nossos celulares, que esquentam quando utilizamos, transformando a energia potencial armazenada, parte em calor e parte em corrente elétrica para alimentar os circuitos eletrônicos.

Mas por que saber esse conceito é importante?

Eficácia de um sistema.

Um sistema é dito eficaz quando ele atende algumas exigências, entre elas, consumir a menor quantidade possível de energia gerando maior trabalho (trabalha mais, consumindo menos) e que tenha a menor dissipação dessa energia.

E como os sistemas alcançam esse nível de eficácia? Dando maior atenção ao que de fato é importante para o seu funcionamento. Se conseguir manter o consumo e dissipação de energia o mais baixo possível, ele se torna mais eficaz, e assim “sobra” energia para coisas secundárias.

Mas o que esse papo nerd todo tem a ver com meu Mindset para me tornar vencedor no Mercado Financeiro?

Mantenha o foco em um lugar: Você

Como disse antes, todo corpo possui algum tipo de energia potencial. Nós, seres humanos, não escapamos disso. Além do mais, também somos um sistema completo (e as vezes, complexo).

Quando colocamos um objetivo na nossa mente, focamos naquele ponto, e fazemos com que a energia seja direcionada para aquele lugar, porém, como sabemos, nosso cérebro é preguiçoso e já parte para autossabotagem, fazendo com que “economize energia“, nos mantendo onde estamos.

E qual seria essa autossabotagem: Dissipação de Energia.

Essa dissipação ocorre quando nos preocupamos em quanto outro Trader fez, ou em que tipo de método ele esta utilizando, qual setup, quando queremos aprender “tudo” sobre o mercado, quando não nos concentramos em fazer o nosso, quando nos preocupamos em nos comparar com outros…

Entenda de uma vez por todas: Você não pode se comparar a outras pessoas, por que elas não passaram pelas mesmas coisas que você, não possuem as mesmas experiências e a mesma visão de mundo, logo todos são diferentes.

Mas sabe quem é a única pessoa na qual você DEVE se comparar? A você mesmo, do passado, de ontem…

Quando você resolve se tornar “um sistema mais eficaz“, você mantém toda sua energia concentrada em um ponto, assim você consegue descobrir como melhorar. Fazer mais com menos…

Busque ser melhor hoje, pelo menos 1%, do que você foi ontem. Se concentre no que você está fazendo e busque por pontos de melhoria.

Não dissipe energia buscando o que outros fazem, ou tentado entender “TUDO” o que há para entender.

Mantenha-se concentrado no que você faz e torne-se o melhor nisso. No mercado, é melhor você ser especialista em uma única coisa, e ganhar dinheiro, do que tentar ser o “mais inteligente” e não ganhar nada.

Como já disse aqui antes: “Não queira ser o mais inteligente para ganhar discussões. Simplesmente, ganhe“.

Resultado de imagem para foco em você

Mindset do Trader: Corrigindo as Incoerências Internas.

Mindset do Trader: Corrigindo as Incoerências Internas.

Então vamos lá! No post anterior sobre Mindset, começamos a nossa jornada para construir uma nova mentalidade, para que juntos, possamos ir mais longe. Começamos desconstruindo algumas coisas e para começarmos bem, precisamos estar Corrigindo as Incoerências Internas que ficam meio soltas e nem percebemos.

Resultado de imagem para incoerencias

Você não pode se tornar algo que você não é

Vou ser direto: Você não é uma pessoa que vai se dar bem na vida nunca!. Desiste disso logo.

Pesado isso né? Por alguns instantes, você se sentiu ofendido ao ser contrariado, certo?

O que acontece é que quando temos nossas ideias, crenças e valores atacados e confrontados, nosso ego assume uma posição em que interpretamos a outra pessoa como um “inimigo“, o que nos causam sentimentos “ruins“.

Nosso ego, mesmo que por um instante, tenta proteger nossa autoestima, acionando gatilhos mentais, fazendo com que nosso cérebro entenda essa ofensa como ameaça a vida, em alguns casos (o que pode gerar algumas tragédias).

Ao ler aquela frase, sua mente interpretou o texto e em fração de milésimos de segundos (ou menos) comparou com sua “base de dados“, e gerou uma resposta a esse estimulo. Assim, você sentiu o que sentiu.

Se o que te “estimula” possui coerência com essa sua base de dados, geralmente você aceita muito mais fácil. Do contrário gera uma resistência e aversão.

Ou seja, se você se sentiu contrariado ao ler a frase, é por que você se sente como alguém que vai se dar bem na vida e conseguir o que quer… e quem sou eu para dizer o contrario, entende?!

Efeito colateral dessa incoerência

Quando temos pensamentos incoerentes, é muito comum ficarmos perdidos em relação ao que devemos fazer. Geralmente nos autossabotamos por conta disso.

Nossa mente entra em conflito, sem saber qual direção tomar e por isso, muita das vezes tomamos uma decisão errada e desalinhada com os nossos objetivos.

Não basta desejar algo, se não temos clareza que devemos agir do modo correto. Quanto mais rápido conhecermos a nós mesmos e aceitarmos quem somos, mais fácil fica.

Sendo assim, teremos menos ansiedade, menos autossabotagem e muito mais clareza e disciplina na nossa caminhada…

Então, é melhor você aceitar quem você é!

Quando nós entendemos quem somos e o que fazemos, nossas vontades começam a se alinhar com nossas ações, criando consistência no que fazemos. Assim, começamos a colher resultados ao longo do tempo e vamos evoluindo.

Ouço de muitos Traders coisas do tipo: “Ah, eu não me considero um Trader ainda por que não sou consistente..“, “Não sou Trader por que ainda não vivo do mercado…

Se vocês não são “Traders” o que fazem no mercado? (Resposta automática: Ainda estou aprendendo!). E pelo fato de estarem “aprendendo” isso anula o fato de você ser Trader? É, eu sei que a resposta é não…

Na sua base de dados não existe a informação “Sou um Trader Consistente“, “Sou um Trader Profissional” ou pelo menos “Sou um Trader“. Se não existe isso lá, como você quer agir como um? Como você quer ser algo que você não é?

Ser Trader, assim como consistência NADA TEM A VER COM DINHEIRO, LUCROS, GRANA… tem a ver com resultados, coerência entre o que você fala e o que você faz, disciplina… Dinheiro é CONSEQUÊNCIA.

Quanto mais você dizer que “Não sou trader“, você nunca vai evoluir, e só vai ficar quebrando conta atrás de conta, pagando curso atrás de curso. Quando você se dá conta de quem você é, você aceita os riscos, e aí, você muda sua visão do todo.

Se não acredita em mim, eu te pergunto: O que é um Trader? (note que eu não perguntei o que você ACHA que é, eu quero saber de fato o que é um trader…)

Ser Trader: Verdades Difíceis de Engolir

Ser Trader: Verdades Difíceis de Engolir

SIM! Hoje eu trago verdades, mas aquelas verdades que”todos sabem” mas não gostam de ouvir. Aquelas verdades difíceis de engolir! Então o post de hoje é do jeito que eu gosto: HARDCORE! Preparados?!

Se ninguém contar, eu conto!

Então vamos lá! Em primeiro lugar, trago uma verdade que muitos não acreditam, mas ao longo do post eu vou mostrar que a pessoa que não acredita, está completamente errada.

Para quem pensa que para operar no Mercado, basta ter uma técnica boa ou que o mercado se resume a números e só técnica, tenho que te dizer que VOCÊ ESTÁ ERRADO, SEU ANIMALZINHO…

Mas eu não tenho que deixar o emocional influenciar minhas decisões no mercado, Herick. E eu consigo…” Sinto lhe informar, mas não. Não é bem assim, champs…

É impossível, e torno a repetir para deixar claro IMPOSSÍVEL, abster-se de qualquer emoção durante as operações do mercado, e não só nelas. É impossível “não sentir nada” em qualquer situação da vida. Nós somos seres emocionais por natureza.

Se você não sente nada, melhor procurar um psicólogo, por que temos aqui um psicopata…

Se você não sabe, nossas emoções tem papel importantíssimo na nossa evolução. Sem o medo, não aprenderíamos o que pode nos ferir, por exemplo. Sim, pessoa inteligente, você só existe hoje por conta de um sentimento chamado MEDO, que seus ancestrais das cavernas sentiram…

E digo mais, quem acha que Mercado é mais técnica do que psicológico, está fadado a quebrar a conta. Ou melhor AS CONTAS.

Por mais autocontrole no quesito emoção você tenha, você não consegue separar seu psicológico e sua parte emocional de nada. O simples fato de tomar uma “decisão racional” já é seu psicológico atuando…

Pois bem, até agora, 1 x 0 para mim.

Trago verdades…

Outra coisa importante que muitos de vocês não percebem: O quando vocês GASTAM dinheiro com coisas menos importantes no mercado. Coisas menos importantes como TÉCNICAS VARIADAS.

A coisa que mais ouço é: Tenho que achar um operacional que encaixe no meu psicológico…

NÃO SEU ANIMAL! VOCÊ ESTÁ INDO PELO CAMINHO ERRADO!

Não é a sua “mente” que tem que encaixar no operacional, é o contrário! Por isso muita gente vive comprando cursos, estudando técnicas diferentes e NUNCA SE ACHAM! POR QUE SE QUER ELAS CONHECEM A SI MESMAS!

Por que o trader A opera assim e dá certo. Por que o Trader B falou que esses indicadores funcionam e eu uso. Por que o Trader C falou que se eu plantar bananeira e der 3 saltos mortais pra tras, eu acerto a operação seguinte…

Já conheci Traders que gastaram uma pequena fortuna, comprando cursos e “setups vencedores“, tentando procurar uma melhor maneira de operar no mercado, e adivinhem, todos eles perderam dinheiro. Não só pelos cursos pagos, mas também através das operações que deram errado e das contas quebradas.

Aqui cabe uma analogia: Imagine que você tem um dinheiro guardado e quer comprar um carro. Seu sonho sempre foi ter um carro. Pois bem, você tem o dinheiro e a vontade, e nada te impede. Você compra o carro.

Porém, ao começar a dirigir aquele carro, você não sente confiança, não consegue controlar ele, tendo alguns sustos e quase causando algum acidente. E então você chega a brilhante conclusão: O problema é do carro!

E então, você compra outro. Em alguns dias, as mesmas coisas acontecem. E você troca de carro outra vez. E outra. E  outra, e outra, e outra…

Até que percebe que já trocou por vários modelos de carros diferentes. Você vê outras pessoas dirigindo muito bem todos os modelos de carro que você comprou e se pergunta por que você não consegue… E descobre que o problema, na verdade, é que VOCÊ NÃO SABE DIRIGIR!

Até agora, 2 x 0 para mim…

O grande mal dos traders…

Se eu perguntar qual é o melhor ativo para eu poder investir ou operar, sei que vou receber nos comentários coisas do tipo: Índice, Dólar, Ações, Opções entre outros…

Porém, vocês esquecem que você como trader também É UM ATIVO! O melhor ativo. O único que pode, de fato, gerar lucros!

Vejo Traders gastando rios e mais rios de dinheiro em operacionais achando que “o setup” vai fazer com que ele tenha lucro no mercado. Ledo engano da sua parte.

Se você sentir medo, ficar nervoso, ansioso, não seguir o plano, não adianta…

Muitos Traders não investem neles mesmos e acham que o sucesso vai vir de uma coisa externa. NÃO VAI.

Acham caro pagar por uma ajuda na parte psicológica, mas não acham caro pagar por inúmeros cursos de “técnicas” que você não vão conseguir aplicar.

Como disse anteriormente, a culpa não está nos carros que você dirige,e sim no condutor.

Sabendo dirigir, você dirige qualquer carro.

Você nunca vai comprar um carro que se encaixe a sua mentalidade, até por que, é idiotice isso, convenhamos….

Então, para pra pensar que você pode investir em você mesmo, ao invés de ficar pagando por coisas que não vão te ajudar muito… Ter uma técnica é importante, porém conhecer com profundidade quem a executa, é mais ainda.

Pelas minhas contas, tá 3 x 0 para mim até agora…

E depois disso tudo…

Quero te fazer um desafio? Depois disso tudo que eu escrevi acima, ME PROVA QUE EU TO ERRADO!

Resultado de imagem para change my mind meme

Ser Trader: O que você veio fazer aqui?!

Ser Trader: O que você veio fazer aqui?!

Essa é uma pergunta muito importante que poucas pessoas fazem. geralmente quando ouvimos “O que você veio fazer aqui?!” damos um ar pejorativo, mas não é bem assim… Vejamos o por quê…

Resultado de imagem para o que você veio fazer aqui

O importante é o que importa…

Já parou para pensar no por que você faz as coisas que faz? Não querendo ser filósofo demais, afinal aqui não é o “Filositrader“…

Para tudo o que fazemos na vida, precisamos dar algum significado, uma importância, para que aquele resultado tenha algum significado, seja para você, seja para as pessoas próximas, e quem sabe até para o mundo, de forma geral.

Muita das vezes não pensamos no que realmente queremos ou no que é importante para nós. E quando não temos isso de forma clara na nossa mente, parece que tudo é sem sentido ou que não vale a pena. Desistimos das coisas com mais facilidade.

Por exemplo, é muito comum você ver e ouvir pessoas que tem um trabalho “formal“, dizerem algo do tipo: “É, tenho que acordar cedo amanhã, né… tenho que trabalhar” com um pesar na fala. o que você entende geralmente é: “não gosto do que faço, mas preciso fazer, né?!

Quando nós mesmos não damos a devida importância ao que nós fazemos, geralmente outra pessoa atribui alguma “importância” para  o que fazemos, mesmo que não nos agrade.

Por isso deixo aqui uma pergunta: O que é, realmente, importante para você?

Mais importante do que fazer algo, é saber o porquê.

Quando descobrimos o que de fato é importante para nós, jogamos uma luz sobre as coisas que pensamos e fazemos. A partir disso, começamos a ver tudo ao nosso redor de forma diferente.

Quando entendemos e temos clareza do que é importante, começamos a nos questionar sobre o porquê das coisas. Por que eu estou fazendo isso? Por que estou deixando de fazer aquilo? Por que isso me faz mal? Por que isso me faz bem?

É como se jogássemos uma bomba de dúvidas sobre todas as nossas ações e com isso, geramos um “caos interno“, destruindo todo nosso status quo.

Já adianto, é normal sentir desconforto… Esse é o melhor indicador de progresso possível.

Depois que você descobrir o que de fato é importante para você, me responda: Por que você tem feito as coisas dessa forma até hoje?!

E afinal de contas, o que você veio fazer aqui?!

Quando descobrimos o que é importante para nós (o que atende nossos valores internos) e entendemos a motivação das nossas ações (o por que fazemos o que fazemos), conseguimos pintar uma imagem sobre nossa situação atual.

Assim, conseguimos perceber o que estamos fazendo que nos incomoda e nos causa “danos” e começamos a olhar para o que queremos.

Porém, sem um propósito claro, não adianta  querer mudar. Sem um propósito claro, nem dinheiro você consegue guardar, quem dirá mudar de vida…

Tendo total clareza do que é importante para nós, descobrindo o por que de fazermos as coisas e entendendo tudo isso, saberemos a resposta para a pergunta: O que você veio fazer aqui?!

Pare por algum momento no seu dia, agora por exemplo, e pense nas respostas que deu as perguntas anteriores. Descubra o que é importante para você, o porque de você agir da forma que age e mais importante, o por que de você estar aqui agora!

E por último, uma pergunta extremamente importante: Se você não gosta do que tem feito, se tudo está indo contra ao que você julga importante e você não sabe muito bem o que está fazendo, me responde: O que você pode fazer para melhorar e achar essas respostas?

(buscar apoio de um profissional pode ajudar, como um Coach por exemplo…)

Mindset do Trader: Desconstruir para Reconstruir

Mindset do Trader: Desconstruir para Reconstruir

Começando nesse post uma nova seção aqui no Blog, onde vamos abordar o que cerca o Mindset do Trader, e assim, ajudando a construir uma nova mentalidade, que te ajude a alcançar seus objetivos. E para isso, precisamos Desconstruir para Reconstruir.

Primeiro, Desconstruir…

Em qualquer processo de evolução, é importante que tenhamos um ponto de partida, pois assim, estabeleceremos uma base, onde poderemos medir o quanto crescemos.

E essa linha de base deve ser feita de forma totalmente pessoal. Ou seja, você deve saber onde você está no momento. Como andam seus resultados? Quem é você hoje, como Trader?

É importante saber o que você tem feito e que tenha te trazido resultados positivos ou negativos. Se avalie de forma honesta.

Faça isso agora! Pare por uns 5 minutos (ou mais se precisar) e faça essa auto avaliação sincera. Sem comparações, sem julgamentos, faça apenas como se estivesse colhendo dados sobre si mesmo.

Com as ações que tiveram resultados negativos você possui três alternativas: A primeira é saber se você pode corrigi-las e melhorá-las, a segunda é substituir essas ações negativas por outras positivas e a terceira, caso não seja possivel nenhuma das anteriores, deixar de fazê-las imediatamente.

Com as ações que tiveram resultados positivos, você pode continuar a fazê-las, mantendo sua constância ou avaliar se é possivel melhorá-las, tornando mais precisas e melhorando ainda mais seus resultados.

Assim, você terá um ponto de partida para iniciar sua construção de uma nova mentalidade.

Agora, Reconstruir…

Tendo uma linha de base definida, sabendo o que você faz que lhe traz benefícios e o que faz que lhe prejudica, teremos um norte do que precisamos trabalhar.

Quando olhamos nossas ações de um ponto de vista mais alto, dando um passo para trás e avaliando o todo, percebemos coisas que não víamos antes.

Vemos algumas falhas nossas que nós não percebemos no dia a dia, as vezes por fazermos de forma automática, sem consciência e que nos afeta negativamente. Procrastinamos coisas importantes, nos alimentamos mal, entre outras coisas que fazemos sem perceber.

Quando damos a devida atenção a isso, paramos e pensamos: “É… isso aqui ta errado!” e então começamos a dar atenção a essas atitudes no nosso dia a dia.

Dessa forma, fica mais fácil para traçarmos metas e objetivos para nossa vida. Sabemos onde estamos, o que fazemos de bom e o que nos prejudica. Agora podemos decidir o que queremos para o futuro e assim, melhorar e desenvolver nosso comportamento naquela direção.

Esse é o primeiro passo para o nosso autoconhecimento e evolução.

Resultado de imagem para quebra cabeças

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Diferença entre Mindset para o Trader

Mude o que não te agrada

Como sua mentalidade afeta seus resultados