por Patrícia Pedrozo | fev 28, 2019 | Mindset do Trader
Enfim galera, vamos ao último post para construir um novo mindset! Já abordamos alguns pontos importantes após o começo dessa série. E no último post, gostaria de mostrar uma ferramenta que vai ajudar muito a você a melhorar seu mindset.
Caso ainda não tenham lido os posts anteriores, seguem os links em ordem de postagem:
Desconstruir para Reconstruir
Corrigindo as Incoerências Internas
Mantenha o foco em um lugar: Você
Aumentando a nossa Eficácia e Eficiência
Simplifique as coisas
Já ouviram falar do DiSC?!
Para quem ainda não conhece, DiSC é uma junção das principais letras (em inglês) que definem os 4 principais pilares que formam um perfil comportamental.
São eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.
Essa analise de perfil comportamental foi desenvolvida por William Moulton Marston, e apresentado pela primeira vez em 1928, no seu livro Emotions of normal people, com base em seus estudos anteriores.
Através dessas pesquisas, ele definiu, de forma simples, que as personalidades são formadas pela junção dessas quatro características em níveis variados. E que o nível que estiver mais elevado é o que dita o perfil comportamental.
Alguns resultados do DiSC
Após sua criação, o DiSC foi aplicado em um número enorme de pessoas, com diferentes perfis comportamentais, e tendo uma taxa elevada de acerto (algo acima de 90%) em relação a motivação dos comportamentos e de perfilação.
Com isso, grandes empresas começaram a utilizar essa análise para escolher candidatos com perfis “ideais” para os cargos que teriam que ocupar, reduzindo o numero de funcionários que ou ficavam infelizes e frustrados ou que pediam demissão.
A analise através do DiSC também ajuda, além da parte profissional, na parte pessoal, fazendo com que você entenda melhor o porquê de agir de algumas formas e ter certos comportamentos.
Também é possível identificar quais são seus principais pontos de melhoria, para que você possa desenvolver novos comportamentos e com isso, alcançar os objetivos que deseja.
Mas afinal, que perfis são esses?!
De forma simples, podem ser resumidos em:
O perfil tipo “D”: são pessoas motivadas por resultados, no geral resultados concretos e palpáveis. Como por exemplo, ter um carro de luxo, uma casa na praia e etc. São pessoas com muita energia para começar coisas novas, que assumem riscos para alcançar o que querem.
O perfil tipo “I”: são pessoas motivadas por ideias e adoram estar no meio da galera, sendo o centro das atenções.No geral são idealistas, comunicativas e com isso, extremamente persuasivas. São pessoas otimistas com a vida e sempre tem uma ideia nova para alguma coisa.
O perfil tipo “S”: são pessoas motivadas pelos processos de execução,focadas no método a ser aplicado. São pessoas que preferem um rotina bem estipulada e que sabem o que devem fazer. Gostam de trabalhar com outras pessoas e criam um ambiente bem tranquilo e descontraído.
O perfil tipo “C”: são pessoas motivadas pelos dados, querendo sempre saber o “porquê” das coisas. São pessoas que prestam atenção a detalhes que alguns deixam passar desapercebido. São perfeccionistas e muito análiticos e adoram precisão e também são pessoas extremamente diplomáticas.
Quando esses perfis são combinados, em níveis diferentes, conseguimos entender o porquê de alguns dos nossos comportamentos e reações, além de entendemos melhor como nossa mente funciona, seja individualmente, seja no meio de outras pessoas.
E como sabendo disso, vai me ajudar no Mercado?
Aqui a resposta é bem simples: Se você não se conhecer de fato, não adianta ter o melhor operacional.
Se você não entender alguns comportamentos seus, você vai continuar no automático. Se não trouxer à luz o por que de você agir de uma determinada maneira, você não conseguirá identificar se aquilo é ou não benéfico a você.
Sabe a autossabotagem? Sem conhecer seu perfil, você vai continuar se autossabotando vez após outra (e nem vou falar sobre a ansiedade…).
Quer saber de fato o que você precisa melhorar para ter a sua consistência? Com o DiSC, você vai saber exatamente onde precisa atacar, sem perder tempo procurando e procurando…
Logo, como eu já escrevi aqui no blog antes: Autoconhecimento é poder! E uma maneira de se conhecer em profundidade é através do DiSC.
–
Muito obrigado por ter investido seu tempo e por ter lido o post até aqui. Espero que tenha te ajudado de alguma forma. 🙂
por Patrícia Pedrozo | fev 26, 2019 | Ansiedade
Já aviso logo: O post de hoje pode parecer “muito filosófico“. E tem algumas pessoas que não curtem muito pensar, então para essa galera, eu peço que acesse esse link: Setups e outros operacionais. Já para quem não clicou, vamos a algumas Reflexões sobre o Tempo que eu tive esses dias.
Uma hora, ele acaba.
Sim, esse é um fato que todos sabemos. Nascemos, crescemos e mais cedo ou mais tarde, morreremos. Todos nós. Sem exceção.
Para alguns, pensar na morte em si é algo assustador, por que na realidade ninguém quer morrer (ou pelo menos quase ninguém…). E quando não damos a devida atenção a esse “pequeno” fato imutável da vida, achamos que teremos todo o tempo do mundo.
Muitas pessoas vivem hoje, como se fossem eternas, como se fossem viver para sempre. E sabem o que elas fazem de melhor? Sim, procrastinam, afinal “amanhã eu vou estar aí de novo” ou “posso fazer isso depois“…
E essas pessoas quando chegam ao final da vida, percebem que não construíram nada de importante, não deixaram um legado, não souberam aproveitar o tempo… mas advinha quem não procrastina nunca? Ela mesma, a Dona Morte….
Seu Tempo é o seu segundo ativo mais precioso.
Como já disse aqui antes, muitos Traders não se consideram como um ativo. Não fazem investimentos neles mesmos, mas gastam rios de dinheiro e tempo em livros e cursos para aprender técnicas inovadoras e métodos infalíveis.
Ou seja, não investem no primeiro maior ativo e ainda desperdiçam o segundo. Lamentável.
Quando se tem essa noção bem clara e enraizada na sua mente, de que seu tempo é limitado, que uma hora ele acaba, você percebe que seu Tempo é o ativo mais valioso que você possui.
Se o investir da forma correta, poderá receber ótimos dividendos. Se o investir de forma errada, vai ter desperdiçado todo ele.
E vou te falar, muita gente desperdiça seu tempo de vida com coisas e pessoas inúteis, que não agregam nada na sua vida. Ficam em relacionamentos ruins, empregos ruins, vivem uma vida ruim, achando que “um dia vai melhorar” mas esquecem que o tempo está passando.
E sim, antes que falem “Mas estudar não é desperdiçar tempo…“. Eu repondo que :
É sim, seu idiota. Se você está procurando algo novo, sem sentido para você, pelo simples fato de querer alcançar um objetivo rápido e não se aprofundou ao que você já sabe, estudar qualquer novidade se torna perda de tempo… e idiotice!
Tempo é relativo
O que quero dizer com isso, é que a percepção de tempo é relativo. Não estou levando para o lado físico de Einstein e sim, pura percepção mesmo.
Quando se é criança, e você possui “toda uma vida pela frente“, porém cada minuto parece uma eternidade. E por isso, as crianças querem aproveitar ao máximo, fazendo o que elas gostam, brincando, correndo… e algumas gritando loucamente como se não houvesse amanhã! (de certa forma, para elas não existe o “amanhã”).
Quando nos tornamos mais velhos, entrando para a adolescência e fase adulta, começamos a planejar o futuro, desejando coisas para nossas “vidas futuras“. Nessa fase, só queremos que os dias passem o mais rápido possível, por que temos que estudar ou trabalhar, e queremos logo aquilo que sonhamos…
E essa é a parte mais perigosa, pois não damos o valor correto ao nosso tempo, nosso hoje. Ficamos presos a um “amanhã que não existe“.
E no final da vida, com a morte batendo na nossa porta já, as vezes se tornando nossa companheira até, percebemos o quanto não aproveitamos. Ficamos velhos e nem percebemos. Começamos a dar o valor para o nosso tempo, afinal ele é agora um recurso muito escasso.
E se você leu até aqui…
…Saiba que não desperdiçou seu tempo. Talvez até tenha investido ele de uma forma mais inteligente do que se estivesse em uma rede social onde todos estão ricos e felizes o tempo todo. E enquanto você observa isso, perde horas do seu dia “invejando” a vida alheia e não construindo algo para você.
E aqui deixo para você algumas perguntas que sempre ficam na minha cabeça:
- Estou utilizando meu tempo da melhor forma possível?
- Estou investindo ele para construir algo que realmente eu quero para minha vida?
- Se eu permanecer onde estou/fazendo o que estou fazendo/ convivendo com as pessoas que convivo, isso me agrega coisas boas ou não?
- Como posso investir meu tempo em coisas mais úteis e parar de investir tempo em coisas inúteis?
E para finalizar…
Para quem diz quer Mercado financeiro é só “Setups, operacionais, números e probabilidades“, eu pergunto, e essa filosofia toda aí que eu escrevi, é inútil?
E todo o impacto psicológico que esses pensamentos causam em você, é inútil?
Como essas perguntas, devidamente estruturadas, te causando certo desconforto possivelmente, estão fazendo como um Coach faz, é inútil?
Para quem pensa que não precisa “pensar“, mas sim fazer “cálculos“, eu digo que está perdendo tempo. E se quiser perder tempo, clica no link que deixei lá no início do post.
E agora, o que você vai fazer?! O tempo está passando…
–
Muito obrigado por ter investido seu tempo e por ter lido o post até aqui. Espero que tenha te ajudado de alguma forma. 🙂
por Patrícia Pedrozo | fev 5, 2019 | Mindset do Trader
Já percebeu o quanto de coisa permeia nosso pensamento enquanto estamos de frente para a tela, analisando o mercado? Para um fluxo interminável de pensamentos. Por isso, quero te dar um conselho, se valer de alguma coisa: Livre-se de todo o peso que você carrega.
Mas que peso eu carrego?!
Quando estamos esperando nosso momento de fazer nossa operação, somos inundados por pensamentos aleatórios, vindos de todos os cantos do nosso inconsciente.
Pensamentos relacionados ao mercado em si, relacionados a nossa vida e muita das vezes, pensamentos nada a ver com o que estamos fazendo, que só tiram nosso foco.
Pode não parecer, mas cada pensamento desse tem um “peso“, e para cada pessoa, quanto mais significativo for esse pensamento, mais “pesado” ele fica.
Quanto mais “pesado” fica, pior fica para carregar ao longo do tempo. De forma mais prática, é como se você segurasse, com os braços levantados, um peso de 1Kg. Nos primeiros minutos você vai considerar fácil, já alguns momentos depois…
Quanto mais peso se carrega, mais lento você caminha.
Ora, ora, temos um Sherlock Holmes aqui, não é mesmo? Afirmação muito óbvia essa, não é?
Então por que você não faz? “Ah, mas não é bem assim….veja bem…”
Se você carregar muito peso, você será obrigado a andar mais devagar, parar mais vezes para descansar devido ao esforço, e muita das vezes até desistir do caminho, por não suportar a pressão que o peso está te causando.
Porém se você carrega o necessário, e vai se livrando de pesos mortos durante o caminho, tudo vai ficando mais leve e mais fluido, permitindo que você possa andar mais rápido, correr e quem sabe até saltar!
Quais pesos inúteis você tem carregado nessa caminhada?
Se livrando de todo o peso que carrega
Imagine um atleta de alta performance, em qualquer esporte. Vou usar como exemplo a natação.
imagine que ele está em uma competição importante, prestes a entrar na piscina. O que você imagina que ele está pensando? Pare e pense por alguns instantes antes de continuar…
Se você imaginou que ele está pensando em nadar como ele havia treinado, mantendo o foco nos pontos que ele observou durante os treinos e com total noção do tempo que ele leva, muito bem, chegamos bem próximos.
Nota que em nenhum momento ele pensou no boleto que tem que pagar, nas contas que não param de chegar, no quanto o adversário dele é mais rápido, com quantas pessoas ele está competindo, no que vai fazer no final de semana, na cerveja do final do dia… nada disso ( e nem você pensou, enquanto estava “no lugar dele”).
A única coisa que ele pensa é: Preciso fazer MEU MELHOR tempo.
Consegue ver a mesma relação com nós Traders?! Muitos de nós sentamos em frente a plataforma, esperando o Mercado e começamos a pensar de mais, a “achar” e supor coisas de mais.
“Preciso fechar o mês positivo!“, “Tenho que pagar isso ou aquilo“, “Sextooouuu“, “E se essa operação não der certo…“, “Acho que não vou entrar aqui não…“, “Não posso tomar loss…“,”Por que a notícia que saiu vai mexer com o mercado“, “Por que as bolsas estrangeiras fecharam assim ou assado“, “Me sinto mal por que stopei o dia, e o outro Trader fechou positivo“, “Olha a boleta que esse cara postou“, “Olha o carro do fulano…“, “Eu não consigo, sou um merda...”
Todos esses tipos de pensamentos geram “pesos” na nossa mente. E quanto mais importância dermos, mais pesado fica.
E eu te pergunto: Ter esses pensamentos durante o pregão, te ajudam a se tornar um Trader melhor?
Carregue somente o necessário
Portanto, aprenda a carregar somente o necessário e deixe o que não for necessário para trás. Carregar peso morto não vai te ajudar em nada.
Durante as operações, concentre-se nas operações, em nada mais além. Nenhum pensamento externo vai te ajudar.
“Mas Herick, preciso fazer isso, isso e aquilo…”
Então organize seu tempo, seus recursos e seu foco para que você possa fazer as coisas. Não entre no mercado pensando em coisas fora dele. Imagina um soldado lutando uma guerra, se ele está pensando nos boletos, nos carnês… a única coisa que ele quer é sobreviver e voltar pra casa.
Quando você vai abandonar esses pesos inúteis e começar a carregar somente o que é de fato importante para sua caminhada?
Comentários